ODS 5 e a contribuição da FCG

ODS 5 e a contribuição da FCG

Alcançar a igualdade de Gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

Você sabe o que é igualdade de gênero? Primeiramente vamos dar o conceito de gênero. Gênero estipula o que é esperado, permitido e/ou valorizado em uma mulher ou em um homem ou em qualquer um destes em um determinado contexto. Já a igualdade de gênero, diz respeito papéis, comportamentos e atributos que uma sociedade considera, em certo momento, apropriado para homens e para mulheres. Importante ressaltar que esses atributos e comportamentos são construídos socialmente.

Vale esclarecer que discriminação contra as mulheres é qualquer exclusão ou restrição baseada no sexo feminino e que tenha como resultado prejudicar ou anular o seu reconhecimento. Já a violência é caracterizada como dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico, incluindo ameaças.

Quando falamos em empoderamento feminino, nada mais é do que possibilitar a liberdade para mulheres e meninas a realizarem todo o seu potencial e terem espaço para contribuírem com a sociedade em que vivem.

Unindo os dois conceitos, de igualdade de gênero e empoderamento feminino, não significa que homens e mulheres devem ser tratados como iguais ou terem os mesmos comportamentos. Como é mencionado pela ONU, no Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas: “Igualdade entre mulheres e homens é uma questão de direitos humanos e também condição para e indicador de desenvolvimento sustentável centrado nas pessoas”. Portanto, cabe refletirmos que esse tema é muito mais profundo do que muitas vezes definimos ou defendemos. Não é sobre dar poder as mulheres ou incentivar competição entre homens e mulheres, mas sim sobre avaliar necessidades de cada um, reconhecendo e respeitando as diferenças entre eles.

A FCG atua com programas de acolhimento especial para mulheres vítimas de violência doméstica, profissionalização gratuita com foco na recolocação de trabalho, e todos nós podemos apoiar essa causa acessando o link: fcg.org.br/doe. Seja a resposta para essas mulheres e meninas.

Link para o Glossário de termos do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas: https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2017/06/Glossario-ODS-5.pdf

Texto escrito por Debora Arcaide, 34 anos, Psicóloga, Life Coach e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato