Dia do Pediatra

Dia do Pediatra

Neste dia 27 de julho celebramos o Dia do Pediatra. Queremos demonstrar a importância deste profissional e do impacto de seu trabalho na sociedade brasileira. Para tanto, nos valemos das experiências de anos de parcerias com excelentes pediatras voluntários, o que nos permite comemorar os efeitos positivos em inúmeras vidas atualmente e investir na certeza de bons frutos para o futuro.

Com a premissa de marcar todas as nossas iniciativas com a preocupação e respeito ao próximo, buscamos criar alianças com médicos de excelência e frequentemente promover encontros entre pais, crianças e profissionais em nossas creches, infelizmente paralisados neste período de pandemia. Durante esses eventos, percebemos o valor extraordinário do trabalho pediátrico e de todos os outros benefícios proporcionados pelo diálogo aberto. As crianças passam a ser assistidas na preservação de sua saúde, os pais ganham a oportunidade de sanar dúvidas e exercer sua proteção de maneira consciente e é possível contribuir para comunidades mais ativas na missão de gerar bem-estar e segurança para todas as nossas crianças.

Os pediatras são responsáveis não apenas pela atenção médica mas também são grandes influências na forma como uma criança ou adolescente irá construir sua imagem crítica a respeito do que é cuidar de outra pessoa e da importância de cuidar de si mesmo. São verdadeiros exemplos que contribuem para a formação de adultos responsáveis e que sejam capazes de tomar decisões saudáveis.

Dada a relevância dessa função, desde 1910 a Sociedade Brasileira de Pediatria existe para unificar a visão dos profissionais e orientar o desenvolvimento biológico de todos. Segundo a própria instituição, seu propósito inicial era a dedicação ao estudo dos problemas e patologias infantis. A SBP, portanto, preencheu de modo satisfatório uma lacuna desse segmento à época. Hoje, seu interesse se estende a defender os interesses dos médicos de crianças e adolescentes, de seus pacientes e famílias por todo o Brasil. A população, por consequência, vem reconhecer e valorizar a atuação desses especialistas em todos os momentos da nossa formação e crescimento enquanto nação.

A FCG parabeniza e cumprimenta nossos profissionais parceiros e todos os pediatras comprometidos com esse trabalho fascinante que sempre mobiliza corações, desde os pequenos até os grandões.

Texto escrito por Caio Sartori, 24 anos, Bacharel em Letras pela USP, professor de inglês e voluntário da FCG

Adicionar comentário

Contato