Dia Nacional da Saúde

Dia Nacional da Saúde

Por que comemoramos 05 de agosto?

Pouco comentado, mas que possui grande importância por se tratar do momento de conscientizar a população acerca do cuidado com a saúde, também é uma homenagem ao famoso médico Oswaldo Cruz.

No dia 05 de agosto de 1872, nascia o médico e sanitarista Oswaldo Gonçalves Cruz. Natural de São Luís de Paraitinga, em São Paulo, foi responsável por grandes feitos no combate as epidemias brasileiras do século XX, como a febre amarela. Também realizou medidas preventivas em relação aos surtos da peste bubônica e varíola. Criador do Instituto Soroterápico Federal (Atualmente, Fundação Oswaldo Cruz- FIOCRUZ) e da Fundação da Academia Brasileira de Ciências.

O Dia Nacional da Saúde inserido oficialmente no calendário nacional através do decreto de lei nº 5.352 – 8 de novembro de 1967 do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. Foi escolhido justamente no dia do aniversário dessa figura importante da medicina.

O que é saúde?

Apenas com uma pesquisa rápida no Google, encontrei essas definições segundo o dicionário:

substantivo feminino

  1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.
  2. estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar.

Indivíduo saudável vai além da ausência de doenças, envolve o bem corporal, mental e social. Saúde significa o equilíbrio entre esses aspectos, ou seja, depende das condições sanitárias e o acesso a hospitais com infraestrutura e atendimento médico. Condições de trabalho e estresse também influenciam no diagnóstico.

Como está a saúde dos brasileiros?

De acordo com pesquisas levantadas a busca pela vida saudável está se popularizando, em uma década os exercícios físicos cresceram assim como o consumo de frutas e hortaliças. Porém, existe um grande processo pela frente, começando com ações de incentivo, ensinando desde cedo as vantagens de procurar viver da forma mais adequada possível. Além claro, pensar em formas de garantir que mais pessoas tenham livre acesso ao acompanhamento médico.

Oito em cada dez pessoas declararam ter acesso a algum serviço de saúde de uso regular, embora cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a nenhum serviço de saúde de uso regular (Fonte: IBGE).

FCG disponibiliza acesso a saúde

Nossa clínica de especialidades, cujo objetivo é dar a população carente acesso a exames e atendimento médicos de média complexidade, visando à saúde integral do indivíduo.

A nossa Clínica de especialidades é um dos primeiros projetos da Fundação e desenvolve um trabalho que prima pela qualidade no atendimento médico e paramédico aos pacientes contando com o trabalho voluntário de profissionais da área de saúde, tais como: Clínica médica, Pediatria, Ginecologia, Psicologia, Geriatria, Odontologia, Distribuição gratuita de remédios e Assistência Social.

Mantemos esse serviço 100% de verba de pessoas e instituições que confiam no nosso trabalho.

Ajude você também

O apoio da comunidade é de extrema importância para nossos projetos, sabemos que unidos conseguiremos atender a mais pessoas. Por esse motivo, te convidados a doação de remédios, lembrando sempre de se atentar as datas de vencimento.

Acesse o link e saiba mais: fcg.org.br/doe

Escrito por: Gabriele Souza, 20 anos, graduada em Comunicação social e marketing e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato