ODS 12 e a contribuição da FCG

ODS 12 e a contribuição da FCG

Consumo Sustentável

Caso você tenha acompanhado informações e notícias sobre questões ambientais nas últimas semanas, provavelmente deve ter visto que o Pantanal tem enfrentado uma das piores crises em anos, isto porque, desde o mês de janeiro há focos de incêndios que se alastram e apesar dos esforços para conter o fogo, as operações não tem sido bem sucedidas. Esta realidade de biomas sendo destruídos através do fogo parecem distantes de nós e por vezes não nos identificamos como os responsáveis. Mas se há a necessidade de explorar e extrair o máximo da agropecuária, seja clandestinamente ou até mesmo pelas empresas que são legalizadas, a causa é o aumento da produção, motivado pelo consumo excessivo de produtos e serviços.

Cuidar, apoiar e conservar, são alguns significados de sustentabilidade e, portanto, fazem parte da nossa responsabilidade como cidadãos. Podemos cumprir com o nosso papel de cuidadores através de um consumo sustentável e consciente de produtos e serviços, além de realizarmos outras ações que amenizam o impacto ambiental. Pequenas atitudes diárias como: realizar a reciclagem e coleta seletiva do lixo, diminuir o uso de plásticos (que é um dos produtos que mais demoram para se decompor), priorizar o consumo de produtos de empresas que são mais sustentáveis, reduzir o consumo de energia elétrica e da água, consumir uma quantidade menor de carne e evitar desperdícios de alimentos, são algumas das ações práticas que podemos adotar.

A Fundação Comunidade da Graça que tem como objetivo assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, oferece serviços e programas que nos auxiliam a zelar pela natureza, facilitando a prática de alguns dos itens citados acima, através de palestras sobre consumo sustentável, reciclagem e coleta seletiva e de como obter uma alimentação saudável e sem desperdícios.

Escrito por: Keisy Carolin, 23 anos - Publicitária, Redatora WEB e Voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato