Outubro Rosa: Entenda o seu porquê e a sua importância

Outubro Rosa: Entenda o seu porquê e a sua importância

Campanha alerta sobre como é possível prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma organização sem fins lucrativos nos Estados Unidos. O objetivo é compartilhar informações sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para redução de sua mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, processo esse que gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Ele é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo, e o segundo mais comum entre as brasileiras. Para o ano de 2020, no Brasil, foram estimados 66.280 novos casos da doença. Além disso, esse câncer também acomete homens, porém é raro, representando 1% do total de casos.

De acordo com INCA (Instituto Nacional do Câncer), a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos), mas existem outros fatores que aumentam esse risco como, por exemplo, obesidade e sobrepeso após a menopausa, casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos, consumo de bebida alcoólica, sedentarismo e inatividade física, entre outros. Segundo o INCA, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como:

Praticar exercícios físicos: o ideal são 2 horas e meia de atividades físicas moderadas ou 1 hora e 15 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.

Alimentar-se de forma saudável: ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino. Também é importante não ficar muito tempo sem comer, o ideal é comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.

Manter o peso corporal adequado: essa é uma é uma das principais formas de prevenir o câncer, visto que o peso corporal e a gordura armazenada no corpo influenciam a saúde e o bem-estar ao longo da vida. O excesso de gordura no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células, provocando ou acelerando o surgimento da doença. Uma alimentação saudável combinada com atividade física ajuda a controlar o peso corporal.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: estudos mostram que consumir bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer, entre eles o câncer de mama. Para prevenir a doença não há níveis seguros de ingestão. Essa recomendação serve para todas as bebidas alcoólicas, além disso, a combinação de álcool com tabaco aumenta a possibilidade desse surgimento, quanto maior a dose ingerida e o tempo de exposição, maior será o risco de desenvolver algum tipo de câncer.

Também é importante que homens e mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

Uma forma de auto exame é apalpar a mama e a região das axilas, observando se há algum nódulo palpável, além de observar se há alterações na pele, tamanho, formato ou contorno da mama. Eis alguns dos sinais e sintomas do câncer de mama, que podem ser percebidos em fases iniciais, na maioria dos casos:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido através do auto exame;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Vale ressaltar que esses sinais e sintomas sempre devem ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de um câncer. Em caso de permanecerem as alterações, o ideal é procurar logo os serviços de saúde para avaliação diagnóstica. Devido à pandemia, se for ao hospital, lembre-se de usar máscara de proteção, higienizar as mãos constantemente, seja com água e sabão ou álcool em gel, e tomar banho e trocar de roupa após chegar em casa.

Escrito por Júlia Moreira, 21 anos, Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato