Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído em 2.011, através da Lei 12.519 - Art. 1º, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Mas quem foi Zumbi dos Palmares e o que ele representava para o povo negro no Brasil?

Segundo grandes historiadores, a biografia de Zumbi seria impossível de ser feita por haver poucas informações concretas a respeito da vida do suposto (sim, pois uma das teorias é a de que era apenas um título e teriam existidos três nesta construção mitológica) homem que liderou o maior e mais famoso Quilombo das Américas. Mas quantos leitores saberiam dizer o que o Quilombo significa?
“A existência dos quilombos significava uma dor de cabeça para as autoridades coloniais, que os viam como um persistente estímulo para que os escravos tentassem escapar dos grilhões do cativeiro.” (Gomes, 2019, p.426)

Apesar das incertezas sobre a vida de Zumbi dos Palmares, no final da década de 70 em um congresso realizado em São Paulo, o Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial elegeu esta data em símbolo da resistência contra a escravidão e contra o racismo no Brasil.

Para os defensores do Dia Nacional da Consciência Negra não se trata de mais uma data comemorativa, o objetivo é resgatar a luta de Zumbi e combater o racismo, que ainda causa tantas injustiças, por ser estrutural e estar presente constantemente no cotidiano em situações e frases que aparentemente parecem inofensivas ou não racistas, mas que retratam os mais de 300 anos de escravidão com a naturalidade de quem ainda não fez a auto reflexão do que está proferindo. Pesquise mais sobre a cultura negra, você vai se surpreender e aprender a respeitá-la e abraçar a sua causa.

Escrito pela voluntária Camila Rubio, 31 anos, Estudante de Letras pela Anhembi Morumbi e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato