Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres

Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres

Em 25 de Novembro comemora-se o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres. Essa data é marcada por uma luta mundial contra a violência feminina, que ocorre em todos os países e afeta mulheres de todas as classes sociais, principalmente as mais pobres.

Apesar da importância em celebrar esse dia - que foi estabelecido como data comemorativa internacional pela ONU em 1999 - é importante também voltar na década de 60 para relembrar o triste acontecimento que marcou o surgimento da data: a morte das três irmãs Mirabal, as quais lutavam contra a ditadura na República Dominicana, e foram brutalmente assassinadas no ano de 1960. Duas décadas depois, em 1981, ocorreu na Colômbia o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho, onde foi proposto o dia para a luta contra a violência à mulher. Em dezembro de 1999, a ONU declarou que que o dia 25 de novembro é o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres. Não somente relembrar a data, é importante que toda a sociedade lute contra a violência feminina.

Certamente, com o isolamento social obrigatório em decorrência da pandemia do coronavírus no ano de 2020, muitas mulheres passaram a conviver 24h com seus agressores, aumentando expressivamente os índices de violência contra mulher e feminicídio. Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), o número de denúncias de violência contra a mulher recebidas através do 180 no mês de abril deste ano cresceu em 40% comparado com o mesmo período de 2019. Isso mostra que durante esse momento pandêmico que estamos vivendo as mulheres ficaram mais vulneráveis.

Em meio a esses dados, é importante que haja um participação social para o combate da violência contra as mulheres, visto que é algo que afeta centenas de mulheres todos os dias no Brasil. Uma das ações da FCG para a proteção das mulheres é possuir uma casa sigilosa que abriga vítimas de violência doméstica. Você também pode colaborar nesse combate, por meio do disque 180 (Disque-Denúncia) ou até mesmo denunciando para a Polícia Militar, por meio do número 190. A sua colaboração é muito importante!

Texto escrito por Madu Alves, 19 anos, pré vestibulanda de Ciências Sociais e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato