Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas Com Deficiência

Em 1992, durante uma Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), instituiu-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data, celebrada no dia 3 de dezembro, propõe reflexões e práticas que garantam uma elevação na qualidade de vida para todas as pessoas com deficiência que, de acordo com a ONU, são aproximadamente 10% da população mundial.

No Brasil, pelo menos 45 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência (IBGE, 2019) e além da discriminação e do preconceito, enfrentam barreiras diárias no espaço público e privado. As maiores dificuldades dizem respeito à acessibilidade e inclusão que vão desde a falta de equipamentos e recursos tecnológicos para navegação na internet até os formatos de infraestrutura inacessíveis que impedem a participação das pessoas com deficiência na sociedade - como nas escolas, visto que a maior parte não as frequentam. Além do mais, PCDs são mais propensas a serem vítimas de violência, sendo as mulheres mais vulneráveis a sofrerem abusos e, essas violências são terrivelmente invisibilizadas no âmbito jurídico.

É importante lembrarmos que pessoas com deficiência não são menos capacitadas e devem ser respeitadas. São pessoas que possuem direitos e é nossa responsabilidade cobrar e fiscalizar a execução destes para os inserirmos em diferentes aspectos da vida social, além de apoiarmos organizações que lutam pelas minorias e colaboram na construção de um país melhor e menos desigual.

A Fundação Comunidade da Graça é comprometida com a causa e cuida, direta e indiretamente, de crianças, jovens e adultos PCDs. Faça sua parte também, doe e apoie esta luta!

Acesse o link para doar: fcg.org.br/doe

Danielle Britto, 21 anos, estudante de Comunicação Social e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato