Não caia na Fakenews

Não caia na Fakenews

A FCG é uma instituição que busca contribuir para a transformação social, prova disso é o Programa Saber que visa o desenvolvimento da consciência crítica e analítica de nossos alunos. Nós os incentivamos a questionar as informações e não apenas consumi-la, com isso queremos auxiliar no combate a desinformação, por isso, trouxemos para você, leitor, 6 dicas para lhe ajudar a não ser vítima de fakenews.

1) SEMPRE DESCONFIE DAS INFORMAÇÕES QUE RECEBE, PRINCIPALMENTE AQUELAS VINDAS PELO WHATSAPP E PELAS REDES SOCIAIS
Os discursos falsos que buscam manipular pessoas sempre existiram e encontraram nas redes sociais um solo muito fértil para crescer, porque a internet permite que se alcance um grande público e que as informações sejam repassadas de forma muito ágil. Somos muito comunicativos nas redes sociais, principalmente no Whatsapp, por isso, as informações são repassadas com muita velocidade, mas isso não quer dizer que elas sejam sempre verdadeiras.

2) CHEQUE A DATA DA NOTÍCIA
A notícia pode ficar disponível para acesso na internet por muitos anos e isso explica o motivo de notícias antigas ocasionalmente reaparecem, por isso é sempre importante estar atento a data da notícia. É possível que a notícia repassada seja verdadeira, porém ocorrida há muito tempo. Não permita que lhe enganem e manipulem com notícias antigas.

3) UTILIZE SITES DE CHECAGEM
Você sabia que existem profissionais especializados em checagem de notícia? É muito importante saber se uma notícia é falsa para não dissemina-las e não induzir pessoas cometerem erros.
Aqui abaixo listamos alguns sites para lhe ajudar a checar a informação:
E-farsas: https://www.e-farsas.com/
Lupa: https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/
Comprova: https://projetocomprova.com.br/
Fato ou Fake: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/
Agência Pública: https://apublica.org/
FakeCheck: http://nilc-fakenews.herokuapp.com/

4) NÃO COMPARTILHE A INFORMAÇÃO SE NÃO TIVER CERTEZA DA VERDADE
É preciso que sempre tenhamos bom senso, por isso, fazer uma rápida busca sobre a informação é uma atitude preciosa, caso não seja possível encontrar a fonte da informação a notícia pode ser falsa. Valide a informação que você quer passar adiante, mas se ficar com dúvidas não compartilhe.

5) NÃO É PORQUE VOCÊ GOSTA DO QUE DETERMINA PESSOA DIVULGA QUE TUDO O QUE ELA DIVULGA É VERDADE
Formadores de opiniões abordam temas variados e são capazes de impactar a vida de muitas pessoas, ou seja, eles têm um grande poder nas mãos. Cuidado para não perder seu senso crítico!

6) DESCONFIE DE POSICIONAMENTOS MUITO RADICAIS E/OU ABSURDAS
Notícia verdadeiras são analisadas a partir de vários pontos de vista, já a fakenews considera apenas um ponto de vista como verdade absoluta. Fique atento também para as notícias inacreditáveis, pois os absurdos tocam a emoção humana e influenciam a opinião das as pessoas. Portanto, busque fontes diversificadas sobre a mesma informação e construa o seu entendimento sobre o fato.

Escrito por: Priscila Mastop Pinho, graduanda em Relações Internacionais e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato