OS IMPACTOS DAS FAKE NEWS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

OS IMPACTOS DAS FAKE NEWS NA SOCIEDADE BRASILEIRA

Os desafios de falar sobre Fake News começam logo de cara: o que é - e o que não é - Fake News? De acordo com a ONG Coalizão em Direitos Humanos, trata-se de conteúdos com potencial de viralização nas redes sociais, escritos em geral com estilo jornalístico, simulando uma notícia, mas com informações falsas, sem autoria e em grande parte das vezes contendo discursos de ódio.


Em um contexto de crise sanitária, como na pandemia de COVID 19, os perigos dessa desinformação são ainda mais sérios. Um exemplo notório é a relação com o “movimento antivacina”, que vem preocupando a comunidade científica. As vacinas, baseadas em estudos sérios de pesquisadores altamente qualificados, passam por diversos testes de qualidade. Além disso, fazem parte de um pacto social. Diversas doenças como sarampo, poliomielite, difteria e rubéola já haviam sido erradicadas do mapa brasileiro e ameaçam retornar como consequência desse movimento embasado em falácias e compartilhado sem verificação de fatos.


Alguns cuidados para não cair nessa modalidade são: conferir a fonte e autores da informação, leitura completa para além do título, consulta de mais fontes, checagem da data da publicação, consulta à especialistas e, em caso de dúvidas, busca em portais especializados, como a Agência Lupa (https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/).

Escrito pela Mayara Rachid, Mestranda em Mudança Social e Participação Política (EACH - USP), Membro do Grupo do Estudos e Pesquisa Educação, Sociedade e Políticas Públicas (GEPESPP - USP) e voluntária da FCG.

FONTE:
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/11/09/a-que-ponto-chegamos-saiba-o-que-de-fato-sao-as-fake-news-e-como-evita-las.htm

Adicionar comentário

Contato