Dia da Gratidão

Dia da Gratidão

Nunca houve um momento em que a gratidão estivesse tão presente como nos dias de hoje.

A gratidão é um exercício diário que precisa ser praticado. Ser grato traz benefícios para a saúde física e emocional, proporcionando uma visão ampla da vida e do que nos cerca.

A gratidão ativa nosso "centro do prazer ou recompensa" (núcleo accumbens), que libera a dopamina; e a dopamina está diretamente ligada a felicidade, pois auxilia no aumento da sensação de bem-estar, além disso estimula a memória, melhora o humor, regula o apetite e melhora nosso sono!

Já na área da saúde mental, a gratidão nos enche de energias positivas. O Dr. Masaru Emoto realizou diversos experimentos com a água e o poder dos pensamentos. Acredita-se que a água é um “diagrama da nossa realidade” e que energias emocionais e vibrações poderiam mudar a estrutura física da água.

Um dos experimentos mais conhecidos de Emoto é o dos potes de arroz. O pesquisador colocou arroz cozido em três potes diferentes, cada um destinado a um tipo de interação: amor e palavras boas, ódio e um era ignorado. Durante um mês, Emoto pediu para que seus estudantes falassem palavras boas e ruins para os potes identificados. E, ao fim, notou que o pote que recebia palavras boas tinha apenas uma leve fermentação, enquanto os outros já possuíam bolor e caminhavam para a decomposição.

A gratidão pelo que temos e pelas pessoas que nos cercam podem mudar a nossa vida e a vida de quem está ao nosso redor. Faça um exercício, durante o ano escreva em um caderno tudo o que te trouxe gratidão em seus dias e, quando chegar o fim do ano, releia o que você escreveu. Temos certeza que isso lhe trará o dobro de gratidão! Pratique-a diariamente e faça do seu mundo um lugar melhor!

Escrito por Ingrid Honório, 23 anos, estudante de psicologia e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato