Metas para 2021

Metas para 2021

Com a chegada de um novo ano, é muito importante estipular novas metas e encontrar um modo para se organizar e colocar em prática. É muito comum as pessoas entrarem em um novo ano com uma lista de metas para melhorar a sua rotina, aprender novos hábitos e sair da mesmice. Abaixo trago algumas dicas importantes para colocar em prática o seu planejamento.

1. Defina as suas metas
Seja aprender uma nova língua, fazer trabalho voluntário, viajar, etc., organize as suas ideias em uma lista ou uma planilha para poder visualizar melhor e poder definir por onde começar.
Anote todas as suas ideias e depois vá dando prioridade ao que mais se encaixa com a sua disponibilidade no momento.

2. Escolha desafios dentro das suas condições
Não adianta escolher qualquer atividade apenas para sentir que está fazendo algo com o seu tempo. Foque nas opções mais viáveis e que mais se encaixam com a sua rotina. Não defina metas longas se o seu tempo para pôr em prática é reduzido. Isso só vai acabar gerando uma sensação de frustração por não conseguir completar.

3. Definir o processo para cumprir as metas
Procure colocar no papel o modo como você pretende atingir essas metas, em quanto tempo e, se puder, se dê uma recompensa. Saber que há uma recompensa no final torna o trajeto menos difícil e é uma motivação a mais para concluir a sua lista de planos.

4. Priorize metas de curta/média duração
Quando se toma uma decisão sobre uma mudança de hábito, quanto mais curto o processo melhor você se adequa. Quanto maior o tempo para concluir alguma meta, mais a gente vai perdendo o interesse e começa o ciclo da procrastinação, em que você se culpa por não ter de conseguir concluir o seu objetivo; mas também não tem motivação para terminar o que começou. Então comece pelas metas mais curtas, pois isso vai te incentivar a ir aumentando gradualmente e sem cobrança excessiva em si mesmo.

5. Escolha ações que vão te ajudar a aproveitar o caminho ao topo
Para finalizar, lembre-se que você decidiu seguir por esse novo caminho para mudar e acrescentar novas coisas na sua vida. Então aproveite a jornada enquanto busca essa mudança, acrescente hábitos melhores na sua rotina para substituir os hábitos ruins, aprenda o máximo de coisas possíveis sobre tudo e, principalmente, sobre si mesmo. Use essa nova fase a sua vida para descobrir novas paixões ou para fazer aquela tarefa que está desde o ano retrasado na sua lista, mas você não conseguiu colocar em prática ainda.

Agora é só seguir esses passos caso você se sinta um pouco perdido (a) e desfrutar das novas descobertas!

Escrito por Thainá Brandão, 23 anos, estudante de Jornalismo e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato