O trabalho na construção da dignidade humana

O trabalho na construção da dignidade humana

A pandemia da covid-19 trouxe malefícios não apenas para a área da saúde, como também à economia. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o desemprego no Brasil saltou 14,4% até o mês de agosto em 2020, sendo a maior taxa registrada desde 2012.

As dificuldades de se conseguir um emprego vão bem além de uma pandemia. Grande parte das pessoas e empresas acabam por cobrar muitas especificidades em uma vaga que não tem tanta necessidade, além de vivermos em um país com alto índice de analfabetismo, tais exigências dificultam o trabalhador conseguir um emprego.

O trabalho assalariado é importante não apenas para a sobrevivência daquele indivíduo, como também auxilia na movimentação da economia. E as pessoas sem trabalho, significa sem dinheiro, não tendo dinheiro não há como fazê-lo circulá-lo. Sendo assim, a única forma de tentarmos fazer a diferença em uma sociedade desigual, seria através de um aumento nas oportunidades de emprego.

Uma ideia que poderia ser adotada, a fim de aumentar as oportunidades de emprego, seria diminuir as exigências para as vagas, e mesclar vagas para pessoas com e sem experiência, pois, no fim das contas, todo mundo começou inexperiente. Além dessas medidas, também realizar inclusão de pessoas negras, LGBT e PCD, se transformando assim, um ambiente diverso e inclusivo.

O ano de 2020, apesar dos pesares, trouxe também uma luz na vida de muitos trabalhadores, pois a Fundação Comunidade da Graça foi responsável por garantir 167 novas oportunidades de emprego. Apoie a nossa causa! Acesse: fcg.org.br/doe

Texto escrito por Catharine Senna, 25 anos, Bacharel em Jornalismo pela Uninorte e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato