O que é racismo estrutural?

O que é racismo estrutural?

Reconhecer que o racismo estrutura a nossa sociedade, é uma tarefa muito difícil para todos nós brasileiros, mas precisamos enfrentar essa dura e persistente realidade.

Quando paramos para analisar, podemos perceber que evoluímos em alguns pontos no combate ao racismo no Brasil, porém caminhamos a passos lentos. E isto é devido ao fato de que o racismo é um processo histórico que faz parte da nossa estrutura social. O racismo é um sistema de opressão que está relacionado ao coletivo e não a um ato individual ou posicionamento moral.

Para compreender o racismo estrutural, é necessário que voltemos nossa atenção para a história do Brasil, pois nosso país foi construído com base escravocrata. Um grande marco na história foi sem dúvida a Lei Áurea que em 1888 “libertou” os negros dos mais de 300 anos de escravidão, porém a mesma lei não garantiu direitos básicos para que eles fossem realmente integrados a sociedade.

Uma pesquisa do Datafolha de 1995, mostrou que 89% dos brasileiros admitem existir preconceito de cor no Brasil, mas na mesma pesquisa 90% se identificam como não racistas. Munanga nos diz “ecoa, dentro de muitos brasileiros, uma voz muito forte que grita: ‘Não somos racistas! Racistas são os outros! ’”. Portanto, muitos admitem que o racismo existe, mas poucos se assumem como racistas.

E para mudar uma sociedade, é preciso muito mais do que apenas dizer, ‘mas eu não sou racista’, é preciso que cada cidadão tenha praticas antirracistas, e o primeiro passo é enxergar nossos privilégios, pois somente assim poderemos atuar de forma responsável, não só contra o racismo, como também contra as injustiças sofridas pelos demais grupos sociais mais vulneráveis.

Escrito pela Débora Elisa, pós-graduanda em Gestão de Pessoas e voluntária FCG

Adicionar comentário

Contato