Aniversário da terra da garoa

Aniversário da terra da garoa

Em 25 de Janeiro de 1554, nascia a cidade que hoje conhecemos como São Paulo. Com a reza da primeira missa no Pateo do Collegio, a fundação da cidade se deu através da Companhia de Jesus, conhecidos como “Os Jesuítas” os quais tinham como objetivo a catequização dos nativos e colonos. Certamente, a cidade passou por diferentes períodos históricos - como o grito da Independência, o Ciclo do Café, a Semana de Arte Moderna etc.- para chegar na São Paulo dos dias atuais, afinal são 467 anos desde a sua criação.

Atualmente, São Paulo é considerada o maior centro econômico e corporativo da América do Sul, e não é de se estranhar: a cidade representa cerca de 11% do PIB brasileiro, é a cidade mais visitada do país para o turismo de negócios e possui sede de diversas empresas multinacionais, sendo a famosa Avenida Paulista o maior centro financeiro da cidade. De acordo com estudos, se a cidade de São Paulo fosse um país representaria a 40ª maior economia do mundo, desse modo é possível perceber a grandeza econômica que a capital paulista representa.

Apesar de todos os acontecimentos marcantes que influenciaram para o desenvolvimento da cidade, São Paulo ainda enfrenta graves problemas quanto às desigualdades sociais existentes. Grande parte dos habitantes da cidade enfrentam problemas na garantia de seus direitos básicos: como a saúde, alimentação, moradia, educação, trabalho etc, colaborando para a manutenção das disparidades existentes entre os mais de 13 milhões de pessoas. Por certo, a pandemia do coronavírus colaborou para o aumento das desigualdades na cidade de São Paulo, visto que houve uma elevação nos índices de desemprego na cidade devido à crise sanitária.

Felizmente, com o início da vacinação da população contra o coronavírus em 18/01, há esperanças para o futuro da saúde e redução dos índices de contaminação na cidade. Para acessar o calendário de vacinação contra o coronavírus na cidade, acesse o link https://vacinaja.sp.gov.br/ .

Uma das formas de colaborar para a redução das desigualdades na cidade é sendo voluntário ou doando à FCG siga-nos nas redes sociais para saber mais: instagram.com/fcgbr e facebook.com/fundacaofcg.

Texto escrito por Maria Eduarda de Oliveira Alves, 20 anos, pré-vestibulanda de Ciências Sociais e voluntária na FCG.

Adicionar comentário

Contato