Dia de Conscientização

Dia de Conscientização

A iniciativa da ONG União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), apoiada pela Organização Mundial se Saúde (OMC), definiu o dia 04 de fevereiro como o Dia Mundial do Câncer a fim de aumentar a conscientização e promover educação sobre essa doença que tanto aterroriza as pessoas, pois quanto mais compreendemos, menos temeremos, menos equívocos ocorrerão e mudaremos de forma positiva nossas atitudes.

O Ministério da Saúde nos diz que 7,6 milhões de pessoas morrem anualmente em razão do câncer e prevê que em 2025 ocorrerão cerca de 6 milhões mortes prematuras a cada ano. Apesar desses números assustadores, também nos informa que 1,5 milhão de mortes são evitáveis.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, pacientes oncológicos que estejam em tratamento, que tenham realizado cirurgia ou que utilizem medicamentos imunossupressores fazem parte do grupo risco e não devem, em nenhuma hipótese, parar o tratamento por decisão própria sem consultar o médico, além disso, devem seguir à risca as orientações sobre o novo coronavírus que são dadas pela OMS.

Hoje é uma oportunidade excelente para que você, nosso leitor, possa refletir sobre seus hábitos, afinal, as ações individuais no presente podem influenciar o futuro. Listamos para você algumas sugestões do que fazer para ajudar a diminuir o risco de ter a doença:

  • Parar de fumar
  • Manter alimentação saudável
  • Evitar o consumo de carne processada
  • Dormir bem
  • Usar protetor solar
  • Praticar atividade física
  • Manter as consultas médicas de checkup atualizadas

Atualmente temos mais conhecimento do que nunca sobre o câncer, por isso o diagnóstico precoce é o maior aliado nessa luta, por isso, havendo qualquer dúvida, em vez de esquivar busque esclarecimento: procure um médico.

Escrito por: Priscila Mastop Pinho, graduanda em Relações Internacionais e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato