Justiça Social

Justiça Social

Existem diversas definições e uma pluralidade de ações quando falamos em justiça social. Para a ONU, trata-se de remoções de barreiras que objetivam, principalmente, a promoção de igualdade, dignidade no trabalho, bem-estar social, justiça para todos e erradicação da pobreza, para que alcancemos um convívio pacífico e saudável entre as nações. Para este fim, foi decretado através da Assembleia Geral, em 2007, o dia 20 de fevereiro como o Dia Mundial da Justiça Social.

De acordo com a ONU News (2020), a pobreza moderada ou extrema atinge pelo menos 20% das pessoas globalmente. Os 1% mais ricos, possuem mais que o dobro de riqueza de 6,9 bilhões de pessoas (Oxfam, 2020). A pesquisa ainda mostra que as mais prejudicadas pela pobreza são as mulheres e elas raramente ocupam posições de liderança dentro de instituições e exercem altamente trabalhos não remunerados. No Brasil, o salário de um homem branco supera em até 159% o de uma mulher negra, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Insper (2020). Há ainda isenções de super-ricos e desproporcionalidade na tributação direta e indireta. Um estudo do IPEA (2011), mostrou que os 10% mais pobres do país, contribuem para o Tesouro com 32% de seus rendimentos, enquanto os 10% mais ricos, com 21%.

O Brasil é o segundo país mais desigual do mundo (ONU, 2019) e não nos faltam dados sobre a urgência da garantia de justiça social para todos. Portanto, a data de hoje faz-se necessária para refletirmos sobre o nosso papel nesta luta. Precisamos pressionar os mandatários para que haja reformas e políticas públicas no combate às desigualdades, além de fiscalizarmos o investimento dos nossos impostos. Ademais, a colaboração com ONGs que atuam de acordo com a agenda da ONU, como a FCG, é substancial. Somente com cooperação conseguiremos garantir a justiça social e direitos constitucionais para todos. Colabore, seja um doador e voluntário!

Danielle Britto, 21 anos, estudante de Comunicação Social e voluntária da FCG

Adicionar comentário

Contato