Dia Internacional da Não Discriminação Racial

Dia Internacional da Não Discriminação Racial

O dia 21 de março foi a data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar a luta contra a discriminação racial no mundo. Entretanto, mesmo com uma data específica para combater o racismo e das lutas antirracistas atuais - como o movimento Black Lives Matter, por exemplo - as diferentes formas de discriminação racial ainda persistem na sociedade contemporânea.

No contexto histórico brasileiro, passamos por mais de 300 anos de escravização da população negra, a qual foi violentamente subjugada e submetida às mais diversas desigualdades ao longo do tempo - como a falta de recursos básicos para a sua sobrevivência, moradia,acesso ao emprego etc - algo que ainda pode ser notado nos dias atuais. Um bom exemplo de desigualdade racial no Brasil é a taxa de desemprego no país: segundo uma pesquisa do IBGE de 2017, 63,7% dos desempregados são pretos ou pardos (cerca de 8,3 milhões de pessoas), demosntrando que ainda há uma discriminação racial estrutural existente em nosso país.

Para que o racismo seja combatido, é importante que todos os indivíduos da sociedade lutem contra essa prática e apoiem a população negra. Algumas formas de combate a discriminação racial são: oferecer maiores oportunidades de trabalho e estudos aos negros, exigir dos governantes políticas públicas que auxiliem essas pessoas, entender e pesquisar mais sobre o que é o racismo e como ele se manifesta na sociedade, e por fim é importante ouvir o que as pessoas negras tem a falar e ensinar, afinal nada melhor do que compreender através das próprias vítimas. A Fundação Comunidade da Graça atende em suas ações esse público, desde crianças até idosos, ajudando no combate à diminuição da desigualdade e a garantia de seus direitos.

Apoie a nossa causa: fcg.org.br/doe

Texto escrito por Maria Eduarda de Oliveira Alves, 20 anos, estudante de Ciências Sociais e voluntária da FCG.

Fontes
https://www.politize.com.br/racismo-como-e-estruturado/
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/seis-estatisticas-que-mostram-o-abismo-racial-no-brasil/

Adicionar comentário

Contato