Páscoa

Páscoa

Você sabe a origem e o real significado e importância da Páscoa, especialmente na tradição cristã?

Originalmente, trata-se de uma comemoração de tradição judaica que celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, por ordem direta de Javé a Moisés, e remete à passagem do anjo da morte durante a execução da décima praga do Egito. Por isso, a Páscoa judaica é chamada de “Pessach”, que significa “passagem”.

Já a Páscoa cristã tem um significado diferente, embora tenha conexão com a celebração judaica. Para os cristãos, ela está relacionada à crucificação, morte e ressurreição de Cristo e estes acontecimentos ocorreram na mesma época da comemoração judaica, por isso a ligação entre ambas.

A Páscoa é a crença na ressurreição de Cristo, um dos principais pilares da fé cristã. O ato de Cristo, visto como Cordeiro de Deus, oferecer-se em sacrifício, salvou a humanidade do pecado. Sua celebração ocorre no Domingo de Páscoa, marcando o fim da Semana Santa.

A Semana Santa é marcada por importantes eventos da morte e ressurreição de Cristo. Ela inicia no Domingo de Ramos, data que marca o retorno de Jesus Cristo a Jerusalém. A Quinta-feira Santa marca a Última Ceia de Cristo com seus discípulos e a Sexta-feira Santa marca a crucificação e morte de Cristo no Calvário. O Sábado de Aleluia é o dia após a morte de Cristo e, finalmente, o Domingo de Páscoa é o dia da ressurreição de Cristo. Todas essas datas importantes são retratadas nas encenações da Paixão de Cristo.

A Páscoa também marca o fim da Quaresma, período de quarenta dias que se inicia após a Quarta-feira de Cinzas. Durante este período, cristãos se resguardam em jejuns e realizam promessas e orações.

A Páscoa é para sempre nos lembrarmos que o nosso salvador, Jesus Cristo, está vivo!

Texto escrito por Mariana Tiemi Yamashita, 38 anos, Bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP, profissional de Marketing e voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato