O papel da professora na educação infantil

O papel da professora na educação infantil

A educação infantil é fase importantíssima da vida da criança, pois neste período ela está descobrindo o mundo que a cerca e a sua identidade e personalidade estão em processo de construção.

Estimular o autoconhecimento, autonomia e a socialização da criança, auxiliar o desenvolvimento de capacidades como atenção, coordenação motora e expressividade, favorecer ambiente prazeroso e não discriminatório estão na lista de responsabilidades da professora de educação infantil.

A professora é peça fundamental no processo ensino-aprendizagem, mas sua função vai muito além de ensinar letras e números, afinal, de que adianta a criança conhecer todo o alfabeto aos 4 anos e não saber comer sozinha?

Para ir além do ambiente escolar e colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva, valores como respeito, cordialidade, solidariedade e dignidade são frequentemente trabalhados com os alunos dessa faixa etária.

Assim, o desenvolvimento de uma parceria baseada no diálogo entre a família e a escola é extremamente importante para o desenvolvimento de uma educação completa para as crianças: intelectual e de bons valores.

A FCG acredita que a educação deve ser uma das prioridades da sociedade, por isso temos o compromisso de formar cidadãos através das nossas 10 creches e dos dois colégios que englobam as fases educacionais de bebês, crianças e adolescentes.

Para apoiar a causa, acesse: fcg.org.br/doe

Escrito por: Priscila Mastop Pinho, graduanda em Relações Internacionais e redatora voluntária da FCG.

Adicionar comentário

Contato