Quando devemos procurar um psicólogo?

Quando devemos procurar um psicólogo?

Depressão e ansiedade: os principais males do século XXI.

Atualmente, nós vivemos em uma sociedade urgente, rápida e ansiosa. Não é incomum ver pessoas desencantadas com a vida e sem qualquer esperança no amanhã. No meio desta turbulência generalizada, com cerca de 23 milhões de brasileiros com transtornos mentais, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, os psicólogos têm se mostrado essenciais para a garantia de uma boa qualidade de vida e de um equilíbrio emocional saudável.
Neste 27 de agosto, dia dos psicólogos, é importante desconstruir alguns pensamentos, como: “psicólogo é médico de louco" ou “terapia é frescura”.

Essas crenças dificultam que muitas pessoas desfrutem de uma vida mais saudável e recebam o tratamento adequado à sua necessidade. Além disso, é importante lembrar que não são apenas as pessoas com transtornos emocionais que precisam ser atendidas por um psicólogo, mas também aqueles que desejam se conhecer melhor, aprimorar sua comunicação, viver relacionamentos melhores e aprender a lidar consigo em meio ao caos diário de metas, prazos, etc.

Caso você vivencie um sentimento constante de tristeza e incapacidade, ou ocorra alguma situação recente que você considere difícil e/ou traumática, é importante consultar um psicólogo. Além disso, se você apresenta dificuldades em controlar os sentimentos, tem vícios, problemas ao dormir, baixa autoestima, ou mesmo dificuldade no processo de aprendizagem, com sentimentos de “sobrecarga” frequentemente, esses são indicativos importantes de que está na hora de vencer os preconceitos e passar com um psicólogo.

É possível receber tratamento psicológico gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também em serviços oferecidos gratuitamente, por estagiários de psicologia de universidades brasileiras, como a Unimed Salvador, Estácio de Sá, Centro Universitário, Universidade de São Paulo, PUC-Campinas, entre outras.

A Fundação Comunidade da Graça (FCG) também conta com um Clínica de Especialidades com profissionais voluntários que realizam atendimento gratuito e preventivo às pessoas em vulnerabilidade social. Contudo, durante a pandemia os serviços foram suspensos.

A FCG agradece a todos os psicólogos voluntários que ouvem, aconselham, asseguram, confortam e fornecem suporte aos pacientes. Parabéns!

Escrito pela voluntária Rayane Barros, estudante do ensino médio e voluntária FCG

Adicionar comentário

Contato