Outubro Rosa na Fundação Comunidade da Graça

Outubro Rosa na Fundação Comunidade da Graça

Estamos no Outubro Rosa, mês escolhido para conscientizar, informar e prevenir o câncer de mama. O movimento foi criado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, localizada em Nova York (Estados Unidos), que em 1991 realizou a primeira “Corrida pela Cura”. De lá para cá a campanha tomou proporções internacionais, e hoje espaços como a Fundação Comunidade da Graça reforçam a importância desse mês com palestras sobre saúde feminina, rodas de conversas, orientação sobre exames de prevenção, além de suporte psicológico.

Segundo a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama no mundo. Com esse dado, esse tipo de câncer passou a ser o que acomete mais pessoas no mundo, superando o câncer de pulmão, que até então liderava esse ranking.

Bons hábitos alimentares, atividade física regular e uma boa hidratação diária, são algumas medidas simples e cotidianas de prevenção da doença. Contudo, especialistas alertam que a realização do autoexame e da mamografia anualmente, principalmente em mulheres de 50 a 69 anos, possibilitam um diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura.

Do dia 04 ao dia 09 deste mês a Fundação Comunidade da Graça está realizando diversas atividades em seus aparelhos, reiterando não apenas a importância do cuidado com a saúde feminina, mas também empoderando as mulheres. No dia 09/10 (sábado), acontecerão as principais ações do Outubro Rosa da FCG, inclusive com a presença de especialistas. Passeata de conscientização, coleta de mechas de cabelo, e palestras são algumas das atividades que acontecerão neste dia. Para conferir a programação completa é só dar uma olhada na tabela no final da matéria.

A assistente social e coordenadora da Fundação, Rachel Brasil, reitera que não apenas agora, mas ao longo de todo o ano são realizadas ações de orientação e capacitação das mulheres nas unidades da FCG. Ela alerta que os cuidados e empoderamento feminino devem ocorrer ao longo de todo o ano. Cuidadosa, Rachel também coloca sua saúde em primeiro lugar, e dá o exemplo: “Eu sou uma mulher, preta. Eu faço meus exames preventivos porque algumas doenças se desenvolvem com maior facilidade em pessoas negras. Então eu faço regularmente o exame de seios, todos os anos eu faço mamografia, procuro fazer os toques nas mamas. Estou numa fase pré menopausa. Tenho cuidado. Eu gosto de me cuidar. Faço atividade física, ginástica, exercícios. Eu gosto de me manter em dia com os meus cuidados pessoais. Todo ano eu faço.”

E é assim, com essa energia de amor e cuidado ao próximo, que será o Outubro Rosa da Fundação Comunidade da Graça.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO DO OUTUBRO ROSA. 

Adicionar comentário

Contato