Dia dos Professores

Dia dos Professores

Professores: símbolos de resistência, protagonismo e força. Durante a pandemia ocasionada pelo vírus de Covid-19, pais e professores lutam por sonhos semelhantes: tornar seus filhos e alunos felizes, sábios e principalmente saudáveis, por meio da árdua tarefa de educar e promover a escolarização.

Segundo o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), cerca de 88% dos professores nunca tinham dado aula a distância de forma remota antes da paralisação das aulas presenciais. Além disso, aproximadamente 99,3% das escolas brasileiras suspenderam as atividades presenciais, de acordo com Ministério da Educação. Por isso, os mestres da vida tornaram-se influentes agentes de transformação e grandes acolhedores em momentos tão adversos.

NOVOS DESAFIOS

Sem a possibilidade do ensino presencial durante os meses anteriores (agora, retornando ao tradicional de modo flexível), os educadores tiveram que se reinventar e trazer a magia das salas de aulas para as telas de celulares, notebooks e computadores.

Neste processo, a ausência de inclusão digital, que já era uma problemática, tornou-se ainda mais evidente. Além da dificuldade de incluir diferentes alunos ao mesmo processo de escolarização, intensificaram a indisciplina e a ausência de interesse dos alunos.

Mesmo com as adversidades, os profissionais da educação trouxeram inovações, transformando o conhecimento mais acessível através das plataformas digitais, redes sociais, canais televisivos, atividades impressas recolhidas pela escola com distanciamento e até, por meio do rádio.

Assim, os professores cumpriram com imensurável responsabilidade e dedicação o papel de humanizar, incluir, socializar e incentivar o pensamento crítico dos estudantes.

DIA DOS PROFESSORES:

A FCG parabeniza todos os seus profissionais da educação das 10 unidades de creche e 2 colégios por sua determinação e amor, e, por motivarem sujeitos pensantes a construírem o conhecimento. Parabéns a todos os educadores por formarem cidadãos mais conscientes e contribuírem com a possibilidade de um mundo melhor!

Acesse para saber mais: https://linktr.ee/fcgbr

Escrito pela voluntária Rayane - Atados

Adicionar comentário

Contato