A importância da perseguição coletiva pela justiça social

A importância da perseguição coletiva pela justiça social

Analisando a história da humanidade, vemos que o anseio pela busca de direitos, seja em favor dos mais favorecidos economicamente, seja em favor dos mais vulneráveis, é um acontecimento constante.

Com o passar dos anos, começamos a debater acerca da concepção e existência de direitos e garantias fundamentais para grupos de pessoas consideradas como minorias na sociedade, e atualmente discutimos e lutamos pela existência de diretos para mulheres, crianças, idosos, homossexuais, pessoas negras ou pessoas com deficiência, e outros grupos minoritários ora sempre preteridos e prejudicados em questões sociais no curso do desenvolvimento humanitário, e é justamente visando reforçar a importância de seguirmos na busca pela denominada "justiça social" que no dia 20 de fevereiro celebramos o Dia Mundial da Justiça Social.

Em 26 de novembro de 2007, de acordo com a Resolução A/RES/62/10, a data foi definida em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), almejando propor um marco anual de reflexão sobre o grande e insistente enfrentamento em escala mundial da pobreza, da discriminação e de quaisquer formas de marginalização ou exclusão de pessoas na sociedade, e atuando como um reforço para a concretização das metas propostas pela ONU em diversos fóruns de discussão envolvendo questões de justiça social.

No entanto, para além da celebração da data, e principalmente considerando o histórico de descoberta e exploração das terras e povos brasileiros ainda nos tempos modernos, a data deve servir para nos relembrar da importância da perseguição pela igualdade de possibilidades e de tratamento, que deve ser constante no cotidiano de cada um de nós enquanto cidadãos na sociedade.

Em Gálatas 3:28 aprendemos que perante Deus "não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus" e é assim, almejando concretizar esse desejo divino - desejo esse que ultrapassa credos, orientações sexuais e discussões de gênero e quaisquer outras percepções individuais sobre o que é certo e errado - que devemos seguir celebrando, relembrando e, sobretudo, lutando pela justiça social em todos os cantos, classes sociais e ambientes desta Terra. Afinal de contas, independentemente de qualquer religião, Jesus é mais que amor, crença ou religião, Jesus é símbolo de igualdade.

Ruth Oliveira, brasileira, advogada, voluntária FCG e, sobretudo, fã de um lendário protestante e revolucionário conhecido como Jesus Cristo.

Fontes:
https://www.politize.com.br/justica-social-o-que-e/

https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/outros-conteudos/projetos-pjb/20-de-fevereiro-dia-mundial-da-justica-social

https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-justica-social

https://www.peace-ed-campaign.org/pt/event/world-day-of-social-justice/2022-02-20/

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-justica-social/

Adicionar comentário

Contato