As crianças visitando a unidade do SAMU

As crianças visitando a unidade do SAMU

A curiosidade faz parte do desenvolvimento infantil, descobrir o mundo é descobrir a vida cada dia mais para nossos pequenos. Todos os dias em nosso CEI II, nossas crianças do minigrupo II, no momento em que estavam no parque observavam o SAMU do outro lado da rua com muita curiosidade. Alguns ficavam fascinados pela movimentação dentro da unidade e até tentavam chamar a atenção dos funcionários para ouvir as sirenes.

Vendo tudo isso, resolvemos entrar em contato com a unidade que presta socorro à comunidade local para que nossas crianças pudessem ver o espaço além das grades do parquinho. Foi uma experiência única. Foi uma visita cheia de descobertas, vendo pela primeira vez uma ambulância por dentro, sentando no banco do motorista, vendo paramédicos e conhecendo o espaço em que a equipe, que por muitas vezes nos socorreram em ocorrências, trabalha. Infelizmente, recebemos a notícia que a base será desativada e sem dúvida nos fará muita falta.

Agradecemos a Base SAMU Leste Itaim Paulista pela parceria que construímos ao longo dos anos e por transmitir felicidade e conhecimento aos nossos pequenos.

As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00001
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00002
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00003
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00004
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00005
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00006
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00007
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00008
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00009
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00010
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00011
As Criancas Visitando A Unidade Do Samu 00012

O outono chegou, é hora de curtir a natureza

O outono chegou, é hora de curtir a natureza

Por que durante o ano faz frio numa época e faz calor na outra? Por que a árvore fica florida e de repente desfolhada? Todos já fomos crianças um dia e estas perguntas eram mistérios gigantescos que não tinham explicações. E há algo mais típico da infância que buscar respostas?

É dever dos pais e educadores instigar as crianças na busca pelas respostas de suas dúvidas. Nessa perspectiva, em nossas unidades de creche, contando com a ajuda da chegada do Outono, ensinamos as crianças em compreender sobre essa nova estação do ano.

Acreditamos que a criança tem a capacidade de desenvolver com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, entendemos que é importante iniciar um trabalho que leve ao conhecimento dos pequenos a importância de cuidar e preservar o meio ambiente, assim como explorar e descobrir as inúmeras maravilhas que a natureza nos proporciona.

Começando pelo ambiente escolar, surge a proposta de trabalhar com os diferentes elementos da natureza, no intuito de criar e investigar as riquezas que a natureza nos oferece.

Isso é diversão. Isso é aprendizado. Parabéns para todas as educadoras que fazem do ensino algo prazeroso e estimulante.

Seja a Resposta!

O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00001
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00002
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00003
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00004
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00005
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00006
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00007
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00008
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00009
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00010
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00011
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00012
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00013
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00014
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00015
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00016
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00017
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00018
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00019
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00020
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00021
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00022
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza 00023
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00024
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00025
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00026
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00027
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00028
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00029
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00030
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00031
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00032
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00033
O Outono Chegou E Hora De Curtir A Natureza00034

Um dia que ficará na memória da Profª Geane

Um dia que ficará na memória da Profª Geane

A equipe da nossa unidade de creche CEI Espaço da Comunidade IV preparou uma festa surpresa para professora Geane, que nunca havia celebrado o seu aniversário.

Em meio a uma conversa espontânea (há um tempo), professora Geane contou a algumas funcionárias da unidade que nunca havia comemorado o seu aniversário, sempre fez festa para os seus filhos, mas já estava velha demais para ser lembrada, pois seu tempo já havia passado.

Diante desse relato, a professora Sandra Rodrigues ficou triste pela companheira de trabalho e resolveu preparar, junto com a equipe, uma festa surpresa para Geane.

E então chegou o grande dia, Geane chorou ao ser surpreendida com uma festa surpresa para ela. Sentiu-se feliz e agradecida ao comemorar pela primeira vez o seu aniversário, regado a música, hot-dog, refrigerante, bolo e uma sobremesa deliciosa preparada pela cozinheira Valéria; todos os atributos de uma ótima festa de aniversário.

Além de apagar a vela por mais um ano de vida, ela também ganhou presentes, tornando seu dia ainda mais especial e completo.

A cereja do bolo ficou por conta de uma mamãe, no qual entregou uma flor à professora Geane, agradecendo-a pelo cuidado que ela tem com o seu filho e parabenizando-a por mais um ano de vida.

Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane
Um dia que ficará na memória da Profª Geane

Parceria CEI e Ótica Nissi

Parceria CEI e Ótica Nissi

Esse mês de março contamos com a parceria da ótica Nissi, que iniciou a Campanha da Boa Visão em nossa unidade de creche CEI Espaço da Comunidade II, realizando gratuitamente exames para nossa equipe.

O cuidado com o colaborar sempre é nosso foco principal quanto empresa, por isso surgiu há alguns anos o "Cuidar do Cuidador" - que foca em cuidar de quem cuida dos nossos assistidos -  e a parceria agrega mais valor a isso.

Agradecemos à Ótica Nissi por proporcionar esse momento de cuidado aos nossos funcionários.

Parceria Cei E Otica Nissi 1
Parceria Cei E Otica Nissi 2
Parceria Cei E Otica Nissi 3
Parceria Cei E Otica Nissi 4

Slow Living: escolha desacelerar

Slow Living: escolha desacelerar

Talvez você nunca tenha ouvido falar nesse conceito, mas te convido a refletir sobre ele.

O significado literal de Slow Living é: viver lentamente, mas esse conceito vai além disso, ele sugere um estilo de vida inspirado por valores simples e real. Propõe uma vida preenchida por significados, realizações e propósito, inspirado em reflexões que nos direcionam a novos olhares e caminhos, priorizando o resgate das relações a partir da ideia de que devemos conviver com mais afeto e vínculos com as pessoas.

Agora você pode pensar que diante da vida moderna que vivemos, onde a velocidade e a multitarefas são supervalorizadas, viver de acordo com essa proposta é um grande desafio, não é mesmo? No entanto é necessário entender que viver lentamente, desacelerar, não é necessariamente ser devagar ou preguiçoso. Desacelerar é respirar. Pensar quando a velocidade e a correria fazem sentido e quando não fazem.

Quantas vezes não nos pegamos envolvidos em várias atividades, sem nos questionarmos o por que estamos envolvidos nelas ou se elas fazem sentido diante ao que queremos para nossa vida. Desacelerar é justamente estar presente com plenitude, disponibilidade e atenção ao que fazemos. O foco está em realizar nossas atividades na velocidade certa, de forma satisfatória e com qualidade.

Estamos vivendo uma corrida contra o relógio e as doenças da atualidade são provas concretas do esgotamento frente a esse cenário, onde, frequentemente, vivemos problemas nos relacionamentos, trabalho, alimentação e saúde. A ansiedade pelo amanhã está nos levando a tornar todos os segundos dos nossos dias rentáveis, ocupados por alguma atividade que possa trazer a sensação de ter importância a ponto de não sermos esquecidos no dia seguinte. As incertezas que rondam nossas mentes e rotinas, que não tem tempo para se consolidar, nos impedem de vivermos o tempo presente e vivenciá-lo em sua plenitude. Mas o que fazer diante disso?

Contemplar o uso do tempo de forma equilibrada é um caminho, e não está relacionado apenas a fazê-lo nas férias ou nas poucas horas que restam após um dia de trabalho, e sim dar um novo significado ao próprio conceito de percepção do tempo. O que quero dizer é que precisamos parar por um instante e refletir se as atividades em que estamos envolvidos, realmente fazem sentidos para nós, se estão conectadas com o nosso objetivo de vida, pois só assim, conseguiremos recusar aquilo que não nos faz sentido. Precisamos ser sábios e fazer com que o tempo do trabalho faça parte do tempo da nossa própria vida.

Pense: o que você está fazendo com o seu tempo? Reflita se está utilizando ele para as suas prioridades internas ou apenas para urgências externas. Sabemos que não é uma tarefa fácil, diante a tanta pressão, mas acredite que é possível.

“A sua atenção não deve estar em ter mais tempo e sim em usar bem o tempo que tem.”

Escrito por: Debora Arcaide, 33 anos, psicóloga, Coach de Saúde e voluntária na FCG., 33 anos, psicóloga, Coach de Saúde e voluntária na FCG.

Projeto A Criança e o Ambiente

Projeto A Criança e o Ambiente

No mês de março, em nossas unidades de creche, iniciamos o projeto “A Criança e o Ambiente”, que tem por objetivo a interação em todos os espaços, tanto no âmbito escolar quanto no familiar.

O projeto faz parte das diretrizes curriculares nacionais da educação infantil, que coloca a criança como participante de momentos de interações, relações e práticas cotidianas, pois através desses momentos eles vivenciam e constroem sua identidade pessoal e coletiva. A criança brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.

Portanto, em nossas unidades de creche, praticamos diversas atividades, sendo elas: sarau no parque, trabalhando com a escuta das crianças; espaço de leitura, trazendo um momento de exploração e de vivência; espaço musical, com muita interação dos pequenos e rico em brincadeiras e diversão; piquenique com boas histórias; e atividades diferenciadas.

Com essa nova proposta, nossas professoras têm trabalhado de forma criativa: preparando os espaços de forma lúdica e deixando as nossas crianças serem as protagonistas.

Projeto A Crianca E O Ambiente 00001
Projeto A Crianca E O Ambiente 00002
Projeto A Crianca E O Ambiente 00003
Projeto A Crianca E O Ambiente 00004
Projeto A Crianca E O Ambiente 00005
Projeto A Crianca E O Ambiente 00006
Projeto A Crianca E O Ambiente 00007
Projeto A Crianca E O Ambiente 00008
Projeto A Crianca E O Ambiente 00009
Projeto A Crianca E O Ambiente 00010
Projeto A Crianca E O Ambiente 00011
Projeto A Crianca E O Ambiente 00012
Projeto A Crianca E O Ambiente 00013
Projeto A Crianca E O Ambiente 00014
Projeto A Crianca E O Ambiente 00015
Projeto A Crianca E O Ambiente 00016
Projeto A Crianca E O Ambiente 00017
Projeto A Crianca E O Ambiente 00018
Projeto A Crianca E O Ambiente 00019
Projeto A Crianca E O Ambiente 00020
Projeto A Crianca E O Ambiente 00021
Projeto A Crianca E O Ambiente 00022
Projeto A Crianca E O Ambiente 00023
Projeto A Crianca E O Ambiente 00024
Projeto A Crianca E O Ambiente 00025
Projeto A Crianca E O Ambiente 00026
Projeto A Crianca E O Ambiente 00027
Projeto A Crianca E O Ambiente 00028
Projeto A Crianca E O Ambiente 00029
Projeto A Crianca E O Ambiente 00030
Projeto A Crianca E O Ambiente 00031
Projeto A Crianca E O Ambiente 00032
Projeto A Crianca E O Ambiente 00033
Projeto A Crianca E O Ambiente 00034
Projeto A Crianca E O Ambiente 00035
Projeto A Crianca E O Ambiente 00036
Projeto A Crianca E O Ambiente 00037
Projeto A Crianca E O Ambiente 00038
Projeto A Crianca E O Ambiente 00039
Projeto A Crianca E O Ambiente 00040
Projeto A Crianca E O Ambiente 00041
Projeto A Crianca E O Ambiente 00042
Projeto A Crianca E O Ambiente 00043
Projeto A Crianca E O Ambiente 00044
Projeto A Crianca E O Ambiente 00045
Projeto A Crianca E O Ambiente 00046
Projeto A Crianca E O Ambiente 00047
Projeto A Crianca E O Ambiente 00048
Projeto A Crianca E O Ambiente 00049
Projeto A Crianca E O Ambiente 00050
Projeto A Crianca E O Ambiente 00051
Projeto A Crianca E O Ambiente 00052
Projeto A Crianca E O Ambiente 00053
Projeto A Crianca E O Ambiente 00054
Projeto A Crianca E O Ambiente 00055
Projeto A Crianca E O Ambiente 00056

Parceria CEI e UBS Camargo Novo

Parceria CEI e UBS Camargo Novo

O que mais alegra e motiva nosso trabalho são os sorrisos de nossas crianças, pensando nesses sorrisos, iniciamos uma parceria com a UBS do Jardim Camargo Novo com o Projeto Saúde-Escola (PSE).

Nesse mês realizamos a primeira triagem com o dentista representante da UBS, que também disponibilizou escovas de dente para nossos pequenos.

Todas as crianças que passaram por triagem e necessitam de atendimento odontológico foram encaminhadas pelo profissional à UBS, para iniciar os tratamentos solicitados. O atendimento será realizado até que todas as crianças matriculadas no CEI passem pela triagem.

Pensando em proporcionar uma vida melhor, além da educação, continuamos em busca de parcerias com outras áreas da saúde com a UBS.

Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00001
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00002
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00003
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00004
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00005
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00006
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00007
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00008
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00009
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00010
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00011
Parceria Cei E Ubs Camargo Novo 00012

Formação e currículo integrado com as professoras

Formação e currículo integrado com as professoras

Nesse mês de março trabalhamos com todas as professoras das nossas unidades de creche o tema “como aperfeiçoar as interações em sala de aula”, que visa estrutura todo fazer pedagógico do CEI (Centro de Educação Infantil).

À medida que reconhecemos bebês e crianças como sujeitos de direitos e que o papel da educação é possibilitar que desenvolvam e mantenham a sua inteligência curiosa e a sua personalidade solidária, ou seja, constituam-se cidadãos e criadores, passamos a buscar novas formas de nos relacionar com eles, e cabe à Unidade Escolar propor novas experiências em ambientes organizados, a fim de provocar sua vontade de saber, sua curiosidade, seu interesse na exploração e na descoberta do mundo.

Pensando nisso, estudamos sobre o papel das professoras na elaboração de registros, conversamos sobre as nossas práticas, sobre a normativa e sobre a carta de intenção.

Além disso, também conversamos sobre a reiventação da ação docente na educação infantil, foi um momento de reflexão e troca de experiências. Também tivemos curso sobre primeiros socorros, com o Cabo Santos, em que ele abordou temas como: socorrer em casos de engasgamento, traumas e outros assuntos que podem salvar vidas. Foi um tempo muito bom e significativo.

As professoras tiraram as suas dúvidas que são frequentes no dia a dia e, a partir deste momento, irão reavaliar suas práticas pedagógicas, através dos conhecimentos adquiridos na tarde de hoje.

Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00001
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00002
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00003
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00004
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00005
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00006
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00007
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00008
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00009
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00010
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00011
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00012
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00013
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00014
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00015
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00016
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00017
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00018
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00019
Formacao E Curriculo Integrado Com As Professoras 00020

Reflexões sobre a proposta pedagógica nas creches

Reflexões sobre a proposta pedagógica nas creches

Durante a última semana do mês de fevereiro, trabalhamos o entendimento, fizemos reflexões, momentos formativos e interações com a equipe para pensarmos sobre a proposta pedagógica que rege a educação infantil Paulistana.

Na reunião pedagógica as professoras tiveram contato com as propostas atuais referentes ao currículo da cidade, documento atualizado que estrutura o fazer pedagógico das unidades escolares, e tem como pressuposto que bebês e crianças são potentes e capazes de aprender como sujeitos ativos e criadores, e que os educadores (as) são “responsáveis pela organização da vida de bebês e crianças nas UEs (Unidade Escolar) de modo a provocar sua formação como cidadãos de direitos”.

Organizamos um tempo nesse mesmo dia para refletirmos sobre a proposta pedagógica da Fundação, que tem como base o Cuidar e o Educar, onde se constitui e fortalece os vínculos através dos 3 pilares: o de Incluir, de Estimular e de Brincar.

Durante a semana levamos a proposta da Fundação às salas, a fim de que as educadoras façam uma ponte entre o currículo integrador e a proposta pedagógica da Fundação Comunidade da Graça.

O tema foi trabalhado com as crianças de forma lúdica, em roda de conversa, brincadeiras e pinturas, de modo que elas associem a casinha com o nosso CEI, e que as educadoras tenham uma visão diferenciada e inovadora frente às propostas em comum.

Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00001
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00002
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00003
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00004
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00005
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00006
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00007
Reflexoes Sobre A Proposta Pedagogica Nas Creches 00008

Contato